Instalando o Wordpress no Ubuntu

󰃭 12 Mar 2024 (updated: 27 Oct 2025 )

Eu tinha mencionado na postagem em que eu comecei a minha busca por um notebook secundário e que depois acabou sendo a busca de um notebook pequeno e que pudesse substituir o meu notebook antigo.

E uma das funções desse notebook, seria instalar o Wordpress para eu fazer algumas melhorias no tema Kitty, que é o tema do Cantinho do Romeo. Já que eu iria instalar o Wordpress, por que não fazer um Tutorial?

E esse meu Guia é uma tradução para o Português do Guia que está no site oficial do Ubuntu.

Instalando o Apache, MySQL e PHP

Antes de instalar o Wordpress é preciso fazer algumas coisas antes, como instalar o LAMP, que nada mais é do que “Linux, Apache, MySQL, PHP”. E como eu já tinha instalado o Linux, faltava instalar os demais componentes.

E para instalar, primeiro atualize a lista de pacotes e depois instale o Apache, MySQL e o PHP. Já o curl está nessa lista, pois ele não é instalado por padrão no Ubuntu 23.10, e ele será usado depois.

sudo apt updatesudo apt install apache2 ghostscript libapache2-mod-php mysql-server php php-bcmath php-curl php-imagick php-intl php-json php-mbstring php-mysql php-xml php-zip curl

Instalando o Wordpress

Aqui foi a vez de instalar o Wordpress. A primeira coisa a ser feita é criar o diretório /srv/www. Depois defina a propriedade desse diretório para o usuário www-data e o Wordpress será baixado e depois descompactado no /srv/www.

sudo mkdir -p /srv/wwwsudo chown www-data: /srv/wwwcurl https://wordpress.org/latest.tar.gz | sudo -u www-data tar zx -C /srv/www

Depois de baixar e descompactar o Wordpress, deixe ele quieto de lado, pois agora é a hora de seguir a configuração do Apache e do MySQL.

Configurando o Apache

Antes de configurar o Apache, uma coisa a ser feita é iniciar o serviço do Apache. Isso pode ser feito com esse comando:

sudo systemctl start apache2

A primeira coisa a ser feita para configurar o Apache, foi criar o arquivo /etc/apache2/sites-available/wordpress.conf com as seguintes linhas:

<VirtualHost *:80>    DocumentRoot /srv/www/wordpress    <Directory /srv/www/wordpress>        Options FollowSymLinks        AllowOverride Limit Options FileInfo        DirectoryIndex index.php        Require all granted    </Directory>    <Directory /srv/www/wordpress/wp-content>        Options FollowSymLinks        Require all granted    </Directory></VirtualHost>

Com isso, foi a hora de ativar o site. Nesse caso, se deve reiniciar o serviço e usar o comando para ativar o site.

sudo reload apache2sudo a2ensite wordpress

Depois se deve ativar a reescrita de URL. Reinicie o serviço para garantir que não irá ter problemas e em seguida use o comando para ativar a reescrita de URL.

systemctl reload apache2sudo a2enmod rewrite

E depois tem mais um pequeno detalhe a ser feito: Desativar essa página que indica que o Apache foi instalado corretamente.

Para isso, reinicie o serviço e use o comando para desativar a página “It Works”.

systemctl reload apache2sudo a2dissite 000-default

E por fim, reinice o serviço.

sudo service apache2 reload

Criando o Banco de Dados

Agora é a hora de configurar o MySQL. Ao contrário do Apache, a configuração do MySQL é feito por um terminal próprio e para acessar esse terminal é esse:

sudo mysql -u root

E esse é o Terminal do MySQL:

Terminal do MySQL

Para criar o Banco de Dados, são esses os comandos:

CREATE DATABASE wordpress;CREATE USER wordpress@localhost IDENTIFIED BY '<your-password>';GRANT SELECT,INSERT,UPDATE,DELETE,CREATE,DROP,ALTER ON wordpress.* TO wordpress@localhost;FLUSH PRIVILEGES;quit

E lembrando que se deve substituir o <your-password> pela senha que você quiser colocar nesse Banco de Dados. Provavelmente, as saídas dos comandos nesse terminal são mais ou menos assim:

Saída dos comandos do Terminal do MySQL

Por fim, inicie o serviço do MySQL.

sudo service mysql start

Conectando o Wordpress ao Banco de Dados

Apesar do Banco de Dados do MySQL estar criado, ele não vai se conectar sozinho ao Wordpress.

E nem o Wordpress irá se configurar por si, mas ele oferece um arquivo de configuração de exemplo. Com isso, dê o comando para copiar o arquivo para ele ser usado pelo Wordpress.

sudo -u www-data cp /srv/www/wordpress/wp-config-sample.php /srv/www/wordpress/wp-config.php

Em seguida é a hora configurar as credenciais do Banco de Dados no arquivo de configuração do Wordpress. Aqui não se deve mudar o database_name_here e o username_here. A única coisa que você deve mudar é o <your-password> pela senha que você configurou anteriormente..

sudo -u www-data sed -i 's/database_name_here/wordpress/' /srv/www/wordpress/wp-config.phpsudo -u www-data sed -i 's/username_here/wordpress/' /srv/www/wordpress/wp-config.phpsudo -u www-data sed -i 's/password_here/<your-password>/' /srv/www/wordpress/wp-config.php

Depois é a hora de abrir o Arquivo de Configuração do Wordpress com o nano, com o seguinte comando:

sudo -u www-data nano /srv/www/wordpress/wp-config.php

E nesse arquivo, busque as seguintes linhas:

define( 'AUTH_KEY',         'put your unique phrase here' );define( 'SECURE_AUTH_KEY',  'put your unique phrase here' );define( 'LOGGED_IN_KEY',    'put your unique phrase here' );define( 'NONCE_KEY',        'put your unique phrase here' );define( 'AUTH_SALT',        'put your unique phrase here' );define( 'SECURE_AUTH_SALT', 'put your unique phrase here' );define( 'LOGGED_IN_SALT',   'put your unique phrase here' );define( 'NONCE_SALT',       'put your unique phrase here' );

Delete essas linhas, e substitua pelas linhas que estão nesse Gerador de Chaves do Wordpress, que gera chaves aleatórias toda vez que é acessado. Por fim, salve o arquivo no nano. Só falta um passo para terminar a configuração do Wordpress.

Terminando a configuração

Por fim, acesse o localhost/, e você será apresentado a essa tela. Escolha o idioma que você deseja usar na instalação local do Wordpress.

Escolhendo o Idioma do Wordpress

Depois insira todas as informações necessárias. O Título do Site - que é meio autoexplicativo -, o Nome de usuário e Senha - que serão usados para entrar no Painel de Administração do Wordpress. E com isso, clique em “Instalar o Wordpress”.

Configurando o Blog e o Usuário

Espere alguns momentos e o Wordpress será instalado. Sendo assim, clique em “Acessar”…

Configuração Finalizada…

… insira o Nome de Usuário e a Senha que foram definidos anteriormente…

… agora é só fazer Login para entrar

… e assim, o Wordpress já está instalado localmente.

E esse é o painel do Wordpress instalado localmente

Comentários Finais

Às vezes é legal ter uma instalação local do Wordpress para desenvolver algum projeto grande, pois as Hospedagens podem até dar um acesso mais completo aos arquivos do Wordpress, mas instalar localmente é muito mais prático, pois as mudanças serão realmente em tempo real.

Isso é uma coisa bem interessante de se ter. E é assim que eu quero desenvolver a nova versão do tema do Cantinho do Romeo e quem sabe da Toca do Rapoelho.


Mais publicações como esta

Atualizando para o Ubuntu 24.04!

󰃭 01 May 2024 (updated: 27 Oct 2025 ) | #atualizacao #ubuntu

Em março, instalei o Ubuntu 23.10) em meu notebook, mas eu estava bem curioso como o Ubuntu 24.04 ficaria em meu computador, e sei que ele saiu ontem e que provavelmente pode estar com alguns probleminhas, mas mesmo assim eu decidi forçar a atualização usando as instruções da Wiki do Ubuntu.

E acabei fazendo isso por um motivo: Estava interessado no Gnome 46 e nas pequenas mudanças que a equipe do Ubuntu fez para notebooks.

Como na instalação do Ubuntu 23.10 eu tinha feito a minha Pasta Pessoal numa partição separada e tenho um outro computador em caso de precisar reinstalar o sistema, não estava tão preocupado assim. E assim, comecei a atualização para o Ubuntu 24.04.

Continuar a ler 


Ubuntu 23.10 e Reorganizando o SSD do meu Lenovo L390

󰃭 26 Mar 2024 (updated: 26 Oct 2025 ) | #gnome #pos-instalacao #ubuntu

No final de Janeiro eu instalei o Ubuntu MATE 22.04 LTS em meu Lenovo Thinkpad L390 e eu até gostei de como a Equipe do Ubuntu MATE fez um excelente trabalho na Interface deixando o MATE parecer bem moderno. Porém, eu fui atraído pelo GNOME.

E com isso, instalei o Gnome no meu Ubuntu MATE e retirei o MATE do sistema, tentando ficar apenas como Ubuntu Gnome. E posso dizer que eu gostei bastante do que vi e usei. Eu até mesmo poderia ficar com o Ubuntu nesse jeito mesmo. Se não fosse por alguns probleminhas.

Continuar a ler 