Recomeço e Olá Mundo!
25 Oct 2025 (updated: 25 Oct 2025 )
“Olá Mundo”, as primeiras palavras de alguém que está aprendendo a programar em alguma nova linguagem, assim como as primeiras palavras de um novo Blog, um novo projeto. Eu sou conhecido por Rapoelho, justamente pelo meu personagem na Internet, que é um mestiço de Coelho com Raposa Feneco, e que tem o nome de Romeo. E claro, sou um Furry.
Eu adoro desenhar animais Antropomórficos e tenho um outro Blog, o Cantinho do Romeo, que é onde eu posto os meus desenhos e documento como eu fiz ele, com as fotos de um passo a passo e até falo, às vezes, de Furry Fandom. Bem de vez em quando, mas quando fujo dos assunto “meus desenhos”, normalmente é para falar de Furry Fandom. Porém, não é apenas arte e furry fandom que eu vivo. Eu tenho outras paixões, como na Informática.
E estava com muita vontade de falar de coisas que iam além dos meus desenhos. Com essa paixão que eu tenho e com a restrição que eu coloquei de apenas falar sobre meus desenhos e Furry Fandom no Cantinho do Romeo, eu senti uma inquietude, afinal eu sou uma metamorfose ambulante inquieta, e como eu falei na postagem dos 6 anos do Cantinho do Romeo:
Tudo o que fiz é reflexo da minha própria inquietude, da Metamorfose Ambulante que sou. E eu gosto disso.
Assim como podem vir mais anos no Cantinho do Romeo, pode ser que pela minha inquietude, tudo mude outra vez. Como já mudei várias e várias outras vezes.
Para o nome, um apelido que adotei
Como eu falei anteriormente, eu sou Furry, e com isso eu tenho alguns fursonas. O meu principal é o Romeo - que é um mestiço de Feneco com Coelho - e com isso, por causa disso os meus amigos me deram o apelido de “Rapoelho”.

Com esse apelido, decidi dar a esse Blog o nome de “Toca do Rapoelho”, que é um nome que eu gostei bastante. Embora, eu também gostei muito da ideia desse Blog se chamar “Rapoelho de Meias”. Talvez eu ainda troque o nome desse Blog no futuro, mas por enquanto, fica como Toca do Rapoelho mesmo, que era o nome de um outro Blog que eu já tive.
O Reecontro com um Antigo Blog
Há dois anos, eu havia começado um Blog, com esse mesmo nome, mas no Wordpress.com, uma Plataforma bastante limitada, mas que pra mim era o suficiente. Porém, algo aconteceu meses depois que eu comecei a Toca do Rapoelho no Wordpress.com: O Blog foi deletado do dia pra noite.
E com isso, eu desanimei desse Blog. Até tentei voltar, mas cambaleante. Inclusive, com alguns Tutoriais que eu tinha feito para o Fórum Diolinux Plus, que eu estava mais ativo. Mas mesmo assim, não consegui voltar. Deixei aquele Blog de lado e segui a minha vida.
Até que comecei a acompanhar as Lives do Impera, o Pardo, e por lá, ele recomendou que aqueles que queriam escrever que abrisse um Substack, e foi o que fiz. Abri o Substack com o mesmo nome do meu antigo Blog.
Mas eu ainda tinha vontade de ter um Blog para fazer postagens mais despretensiosas, de coisas que eu não escreveria no Substack. Com isso, voltou a vontade de fazer esse Blog.
A escolha pelo Hugo
Com isso, veio uma pergunta: “Como eu iria fazer esse novo Blog?”. Já fazia algum tempo que eu vinha tateando as alternativas ao Wordpress, afinal eu achava que usar o Wordpress para um Blog simples, como esse que eu estava pretendendo fazer, seria muito excessivo. Até para o Cantinho do Romeo, o Wordpress é muito excessivo.

E assim, acabei me lembrando do Hugo, um gerador de sites estáticos e que é escrito em Go. Eu até já tinha ouvido falar sobre ele, mas eu achava que ele seria muito complicado de se usar, e assim acabei deixando ele de lado. Mas foi um vídeo do NetworkChuck, que me fez mudar de ideia e me mostrou que com um pouco de trabalho, o Hugo poderia ser simples.
E assim, decidi explorar mais o Hugo, e simplesmente amei. Pois, eu não tenho mais aquela interface complicada do Wordpress, e agora tenho algo muito mais simples para escrever. Podendo escrever em qualquer editor de texto (como o Geany, que eu uso no meu Arch) e sem precisar estar conectado à internet. Gostei muito disso.

Por que um Blog Secundário?
Se tem um Livro que me ajudou muito no Cantinho do Romeo, é o Roube como um Artista, de Austin Kleon. E um dos conselhos desse livro é muito interessante, principalmente para quem tem muitos Hobbies:
Não jogue fora nenhuma parte sua
Quando comecei o Cantinho do Romeo, acabei jogando fora a minha paixão pela Informática. Apesar de estar interessado nisso, eu não falava. Mas com o tempo eu queria falar.
Sendo assim, eu estava num dilema do que fazer, ao mesmo tempo que eu queria falar sobre Informática, eu sentia que isso destoava demais do Cantinho do Romeo. Até o dia em que encontrei um artigo antiquíssimo do Contraditorium, de mil noventos e guaraná com rolha, um Blog que eu gosto, com o título “Blog, assim como sexo, é prazeroso sozinho mas comercialmente tem que envolver mais de um”.
E esse artigo me deixou pensativo: Eu poderia realmente ter dois ou três Blogs para falar de outros assuntos. E como falei anteriormente, eu até cheguei a fazer esse Blog secundário, mas acabei fracassando. Mas essa é uma nova tentativa.
E as postagens da Antiga Toca do Rapoelho?
Bom, esse post é o marco de um Recomeço. Eu poderei trazer os posts antigos da Toca do Rapoelho, talvez alguns que eu julgar mais relevantes e dos que eu não escrevi ou não pretendo reescrever para o Substack. Mas esses eu irei manter a data original, afinal, eu ter feito uma Review dos primeiros dias do meu Thinkpad, só faz sentido se o post continuar na mesma data.
E alguns que são relacionados ao mesmo assunto, como a minha busca por um novo notebook, eu irei juntar eles e reescrever partes do texto para que ele fique melhor e publicar na data do último post dessas pequenas séries. Para mim, é bem provável que eu vá fazer esses posta aos poucos.