Nippybox: Um Arch+Openbox bem opinativo

󰃭 01 Nov 2025 (updated: 01 Nov 2025 )

Como comentei em uma notinha por aqui, eu estou usando o Openbox há mais de três meses, e assim eu montei um Desktop mais opinativo. E aqui estou para documentar o que é o Nippybox e o porquê de ter feito isso.

Uma ideia

Há algum tempo, eu estava utilizando o Archcraft, que é uma boa distro e eu tinha gostado bastante dela, mas que tinha alguns problemas que, pra mim, eram bem chatos.

Um deles era que a Steam em Flatpak, simplesmente não funcionava, eu não sei o motivo, mas simplesmente não funcionava. Depois, a seleção de programas, que eu não gostei muito, com muitos aplicativos redundantes para a mesma tarefa; tipo, para que ter três terminais?; e por fim, alguns aplicativos que ficavam com o ícone duplicado na Doca.

Para mim, esses foram pontos negativos do Archcraft, mas o que me fez gostar dele, foi justamente a personalização do Openbox, e que me mostrou que o Openbox pode ser bem bonito.

Mas foi vendo o Omarchy, que é basicamente um Arch Linux com Hyprland com fortes opiniões de como algumas coisas deveriam ser e que foi feito por DHH1, que acabei pensando: Por que não fazer um Script de Pós instalação, que instala o Openbox com o Desktop que gostei de configurar no Archcraft e os aplicativos que gosto no Arch?

E com isso, resolvi resgatar um projeto antigo e assim, surgiu o Nippybox.

Essa é uma personalização que eu tinha feito no Archcraft e que havia gostado muito

O Nippybox

Esse é o Desktop padrão que é instalado pelo meu Script, um Desktop bem simples. Com a Polybar na parte de cima; com as Áreas de Trabalho e Status de Armazenamento, RAM e CPU na Esquerda, o Relógio ao Centro e a Bandeja do Sistema e Status de Brilho, Som e Bateria na Direita; e uma Doca no fundo, que é um leiaute que eu adoro.

Esse é o Desktop do Nippybox, bem simples e funcional

E que pra mim, é um Leiaute bem simples, mas útil para mim que uso um Notebook com uma tela HD com aquela resolução de 1366x768, e que tem um bom aproveitamento de espaço.

Mas como lançar os aplicativos, se não há nenhum menu à mostra? Coloquei duas formas para isso:

Com o Rofi (Win + F1 ou Alt + F1) Com o menu do Openbox (Win + Espaço
Essa é a maneira mais fácil de buscar por um aplicativo no Nippybox Essa é a forma normal de se abrir um aplicativo no Openbox
Pelo Rofi, exibe esse lançador, que onde dá pra pesquisar os aplicativos pelo nome Já pelo Menu do Openbox, os aplicativos estão organizados por categorias.

Applets do Rofi

E já que estou usando o Rofi para lançar aplicativos, por que não usar ele para fazer alguns pequenos aplicativos que podem ser úteis? E foi isso que acabei fazendo.

Color Picker (Win + P)

Um pequeno aplicativo para poder escolher alguma cor que esteja na tela, e que guarda um histórico com as cores que já foram escolhidas.

Color Picker, um simples seletor de cores, nada mais do que isso

RoaR: Rofi of all Rofi (Win + F12)

Um pequeno aplicativo que reúne os outros Rofi num único lugar.

Vi isso em outras configurações e gostei bastante, tanto que trouxe para o Nippybox

Wallpapers (Win + Shift + W)

Um seletor de Papel de Parede que usa o Rofi para exibir os Wallpaers em /usr/share/backgrounds e ~/Imagens/Wallpapers.

Um seletor de Wallpapers, que também gostei bastante, bem simples e funcional

E ao selecionar qualquer Papel de Parede, você tem a possibilidade de escolher se quer pintar alguns elementos da interface com as cores do Papel de Parede, ou só aplicar ele no Desktop ou só aplicar na Tela de Bloqueio.

Nippy Clippy (Win + V)

Um Gerenciador de Área de Transferência, bem simples e que suporta apenas texto. Foi feito por Andrea Fortuna, e funciona bem.

Acabei implementando algo que o Gnome não tem, que é um Gerenciador de Área de Transferência. Assim como as outras coisas do Nippybox, ele é simples e funcional

Bluetooth (Win + B)

Um Rofi que lista dispositivos Bluetooth para se Conectar. Apenas isso.

Apenas um Applet para Conectar dispositivos Bluetooth

Emojis (Win + Shift + E)

Um seletor de emojis e que lembra quais são emojis mais usados. O código original é de Marty Oehme e o código foi modificado para ficar mais simples.

Como usava isso muito no Windows e uso Emojis com frequência, decidi trazer para o Nippybox

WiFi (Win + N)

Uma interface para o nm-cli e que foi feita por Eric Murphy. Optei por esse Script por ele ser bem simples.

Um Applet para se conectar em Redes WiFi, simples e funcional

Rofi Launcher

Apenas um Script para exibir o Launcher e o Runner com um comando mais simples. Também exibe a lista de Keybinds do Nippybox.

Um lançador bem eficaz de aplicativos

O Runner, nada mais é do que uma interface para procurar algum comando no sistema. Ele é ativado pelas combinações Alt + F2, Win + F2 ou **Win + R **

Apenas algo para executar comandos. Como aquele Win + R do Windows

Já a lista de Keybinds é nada mais do que uma lista de Teclas de Atalho que são usadas no Nippybox. Talvez, eu tenha que atualizar esse lista em algum momento. E ela é ativada usando a combinação Win + F11.

Achei que seria legal implementar isso no Nippybox

Controlador do MPRIS (Win + M)

Outro daqueles Scripts que eu peguei do Archcraft, mas aqui apenas ficou a interface, pois a forma dele funcionar mudou.

Consegui transformar um Applet inútil do Archcraft em algum mais útil pra mim

A versão do Archcraft, controlava apenas um único Player de Mídia: O mpc. Porém, eu queria fazer algo mais. Queria com que esse Applet controlasse qualquer player que suportasse o MPRIS2

Pipemenus do Openbox

Uma coisa que gosto no Openbox é a possibilidade de se fazer alguns Pipemenus. Com isso, acabei modificando alguns do Archcraft e criando outros.

Redshift

Acabei criando esse Pipemenu, justamente para poder ativar, parar ou pausar o Redshift quando eu quisesse. Funciona de uma forma bem simples.

Somente algo para configurar o Filtro de Luz Azul do sistema

Compositor

Acabei enfrentando alguns problemas com o compositor padrão do Nippybox, que é o picom. Com isso, acabei colocando um Pipemenu para poder trocar pelo xcompmgr, que é o compositor mais simples, para fins de Fallback.

Como tive problemas com o Compositor em Máquinas Virtuais, vi que isso seria bem útil

Screenshots

Esse é um daqueles Scripts que peguei do Archcraft. Simplesmente organizei ele um pouco melhor, e é isso.

O do Archcraft já era bom, só precisei melhorar um pouco

Também é um applet do Rofi, e aqui não houve mudanças em relação ao Archcraft.

E aqui, também não teve mudanças

Gravação de Tela

Mais um dos Scripts que peguei do Archcraft. Porém, fiz algumas mudanças maiores, como a possibilidade de gravar somente o áudio do Desktop e a escolha do Framerate entre 25, 30 e 60 FPS.

Esse é um dos que mais uso, pois é realmente muito útil

E esse Script utiliza como base o FFmpeg para gravar a tela. É muito simples e funcional.

Informações de Sistema

Mais um daqueles Scripts que peguei do Archcraft. Esse é relativamente simples, é apenas um “Informações do Sistema”. Nada mais do que isso.

Não é lá muito útil, mas achei legal

E que foi modificado também para ser usado no Terminal, como um “Fetch”.

E achei legal essa versão dele como um “Fetch”

Seleção de Aplicativos

Essa foi outra das razões pela qual decidi fazer a minha própria configuração do Openbox: Eu achava que no Archcraft, tinha aplicativos demais fazendo a mesma coisa.

Assim, decidi selecionar alguns aplicativos simples, e que fazem bem a função a que eles se propõem:

Função Aplicativo
Gerenciador de Arquivos Thunar
Visualizador de Imagens Viewnior
Emulador de Terminal Alacritty (Padrão) e XFCE Terminal (Fallback)
Editor de Texto Geany
Player Multimídia MPV
Leitor de PDF Xreader
Calculadora Galculator
Navegador de Internet Firefox
Compactador de Arquivos Xarchiver

E o Nippybox também bem com o suporte a Flatpak3 ativado por padrão. Ou seja, você pode instalar aplicativos nesse formato, sem a preocupação de configurar o suporte ao Flatpak.

Tá, mas como instalar o Nippybox?

O Nippybox é instalado com um Script de instalação que instala e configura o Openbox a partir de uma instalação do Arch Linux4 feita ou via archinstall ou manualmente.

O script não deve ser executado como superusuário, pois a senha do superusuário será pedida quando necessário.

E para instalar o Nippybox, tenha o git instalado. Você pode instalar com um:

sudo pacman -Syu git

E depois de ter o Git instalado, prossiga com a instalação com esses comandos:

git clone https://github.com/rapoelho/nippybox.git
cd nippybox
chmod +x install.sh
./install.sh

E que vão, respectivamente, clonar o repositório do Nippybox, acessar a pasta, dar a permissão de execução para o Script de Instalação e instalar o Nippybox.

Observações quanto à Instalação

Os pacotes são instalados com os parâmetros de --no-confirm e --needed para, respectivamente, não precisar da confirmação do usuário e evitar de reinstalar os pacotes que já foram instalados anteriormente.

E outro detalhe, é que o Script habilita o repositório ChaoticAUR, que tem versões já compiladas de alguns pacotes do AUR5. E com o ChaoticAUR é instalado o yay, um “Ajudante de AUR6” e o Better Lock Screen, que é o Bloqueio de Tela que o Nippybox utiliza.

O único pacote que é instalado usando diretamente o yay são os pacotes do tema Dracula, que é usado nessa personalização.

Conclusões

O Nippybox é uma configuração opinativa do Openbox que foi feita para ser simples e funcional e é um projeto que começou como algo pessoal e bem despretensioso. E é apenas isso.

Mas apesar de ser simples, ela não é para o usuário iniciante, porque a Simplicidade é na maneira dessa configuração funcionar, e não necessariamente na facilidade de uso.

Até porque, o Nippybox requer uma instalação por linha de comando, justamente para ele se manter com o mínimo de pacotes possíveis, e ele não vem com uma “Loja de Aplicativos” para poder instalar os programas.

Ele é bem “cru” nisso, e as instalações de programas são feitas por linha de comando, seja usando o sudo pacman -S para os pacotes do sistema, o flatpak install para os Flatpaks ou o yay -S para os pacotes do AUR.

E sei que ele não é pra todo mundo, afinal há interfaces gráficas mais bem acabadas e mais fáceis de usar do que essa configuração do Openbox que fiz, tais como o Plasma, Mate, Cinnamon e XFCE. Mas, se você gosta de algo mais simples e/ou tem um computador um pouco mais antigo, talvez, isso seja pra você.


  1. DHH, ou David Heinemeier Hansson, que é nada mais, nada menos do que o criador do Ruby on Rails. ↩︎

  2. O MPRIS (Media Player Remote Interfacing Specification, ou na Língua de Camões: Especificação de Interface Remota do Reprodutor de Mídia) é uma interface do D-Bus que fornece uma forma de controle básico dos Players de Mídia compatíveis. E esse controle pode ser feito com o comando playerctl ↩︎

  3. Flatpak nada mais é do que um dos formatos universais de Aplicativos e que são agnósticos quanto a distribuição Linux que está sendo utilizada. E eles são atualizados de forma independente do restante do sistema. Ou outros formatos são o AppImage e o Snap. ↩︎

  4. Apesar do Nippybox ser compatível com o EndeavourOS e o CachyOS, recomendo que instale o Nippybox no Arch Linux, justamente por ele ter sido feito pensando no Arch. ↩︎

  5. O AUR, ou Arch User Repository, nada mais é do que um Repositório Comunitário que tem as “receitas” para compilar vários pacotes que não existem no Repositório Oficial do Arch. ↩︎

  6. AUR Helpers ou Ajudantes de AUR são programas que compilam os pacotes que existem no AUR ou seja: Ao invés do usuário ter que compilar os pacotes do AUR e ter que verificar manualmente por atualizações, os Ajudantes de AUR fazem todo esse serviço. ↩︎


Mais publicações como esta

Mamãe, instalei o Arch!

󰃭 09 Feb 2025 (updated: 27 Oct 2025 ) | #arch #gnome #linux

Eu já pretendia fazer um Upgrade em meu notebook, que comprei no ano passado, pois eu sabia que 8 GB de RAM e 256 GB de SSD não seriam suficientes pra mim. Mas o que eu não sabia, era que os 8 GB de RAM seriam totalmente insuficientes pra mim. Sério, o sistema ficava com alguns lags e frequentemente o uso de RAM batia os 80~90%.

E ver Lives no Youtube? Era a garantia de que o uso de RAM iria ao “infinito e além”. Quanto aos 256 GB de armazenamento eles seriam o suficiente. Se não fossem pelos mais de 100 GB de arquivos do meu OneDrive e pelos mais de 200 GB de Backup do meu computador antigo.

Continuar a ler 