Quatro meses usando o Openbox

󰃭 28 Nov 2025 (updated: 28 Nov 2025 )

É, realmente não postei muito por essa semana, pois estou realmente ocupado com a migração do Cantinho do Romeo para o Hugo, fazendo a parte mais chata, que é arrumar os posts. Mas acabei percebendo uma coisa: fazem quatro meses que estou usando o Openbox.

E simplesmente, não sinto falta do Plasma, que eu tinha gostado muito de usar. Parece muito que o Openbox acabou sendo o meu ambiente perfeito, com as coisas que funcionam do jeito que gosto. Eu já testei a personalização do Openbox do CachyOS. Não gostei.

O que estou gostando, é realmente do Nippybox, a minha própria configuração do Openbox, e com as coisas que funcionam do meu jeito. E estou muito satisfeito com isso.

Esse é o meu Desktop atual. O mesmo de antes, e que continuo gostando bastante de usar

Acho que essa simplicidade bem-feita que acabei criando, é o que me mantém no Nippybox. Acabei criando um ambiente bem agradável e que gosto muito de usar. Me encontrei nos recursos que eu gostava do Plasma e coloquei aqui, e do “minimalismo” do Gnome que, pra mim, era muito mal executado. E acabei criando algo um pouco único, eu acho.

E acho que é essa simplicidade que está começando a me guiar pela Internet. Um exemplo disso, é a migração do Blog do Cantinho do Romeo do Wordpress para o Hugo. Do minimalismo para a Simplicidade e simplesmente amo isso.


Mais publicações como esta

Nippybox: Um Arch+Openbox bem opinativo

󰃭 01 Nov 2025 (updated: 01 Nov 2025 ) | #arch #nippybox #openbox

Como comentei em uma notinha por aqui, eu estou usando o Openbox há mais de três meses, e assim eu montei um Desktop mais opinativo. E aqui estou para documentar o que é o Nippybox e o porquê de ter feito isso.

Uma ideia

Há algum tempo, eu estava utilizando o Archcraft, que é uma boa distro e eu tinha gostado bastante dela, mas que tinha alguns problemas que, pra mim, eram bem chatos.

Um deles era que a Steam em Flatpak, simplesmente não funcionava, eu não sei o motivo, mas simplesmente não funcionava. Depois, a seleção de programas, que eu não gostei muito, com muitos aplicativos redundantes para a mesma tarefa; tipo, para que ter três terminais?; e por fim, alguns aplicativos que ficavam com o ícone duplicado na Doca.

Para mim, esses foram pontos negativos do Archcraft, mas o que me fez gostar dele, foi justamente a personalização do Openbox, e que me mostrou que o Openbox pode ser bem bonito.

Mas foi vendo o Omarchy, que é basicamente um Arch Linux com Hyprland com fortes opiniões de como algumas coisas deveriam ser e que foi feito por DHH1, que acabei pensando: Por que não fazer um Script de Pós instalação, que instala o Openbox com o Desktop que gostei de configurar no Archcraft e os aplicativos que gosto no Arch?

E com isso, resolvi resgatar um projeto antigo e assim, surgiu o Nippybox.

Continuar a ler 